segunda-feira, 26 de maio de 2008

Ibovespa manterá trajetória de alta ou recente correção mudou rumo do mercado?

Por: Rafael de Souza Ribeiro
26/05/08 - 15h00
InfoMoney

SÃO PAULO - Desde o último recorde histórico em fechamento - 73.517 pontos, na terça-feira passada - a trajetória de alta do Ibovespa perdeu força e cedeu espaço para um movimento corretivo, que levou o benchmark, no intraday de sexta-feira (23), aos 70.774 pontos, nova faixa de congestão.

Diante deste cenário, fica a dúvida: o Ibovespa manterá a trajetória de alta verificada desde a chegada do investment grade, buscando assim novas máximas, ou o mercado mudou seu rumo e as correções recentemente vistas terão continuidade?

Tendência de alta confirmada
Apesar da aparente correção no curto prazo, Luiz Antonio, operador e sócio diretor da TCX Escola de Operadores, lembra que o índice vem mantendo o viés de alta no gráfico semanal, rumo à casa de 79.500 pontos.

Porém, para que a máxima seja alcançada, Vinícius Vereza, analista técnico da Dojistar Four Gráficos, antevê que o Ibovespa só terá caminho livre depois de ultrapassado o patamar de 74.000 pontos, onde terá mais conforto para novas altas.

À espera deste movimento, Gustavo Lobo, instrutor da Uniinvest, revela que o caráter "sobrecomprado" atual do mercado não inspira confiança para uma eventual locação de posição, opinião esta compartilhada pelo operador da TCX.

Suporte decisivo
Abaixo da mínima de 70.774 pontos, Luiz Antonio prevê que o índice poderá experimentar um movimento mais intenso de correção, com primeiro suporte na casa de 68.600 pontos. Para Vereza, tal patamar pode ser considerado decisivo para uma definição concreta de tendência.

Na análise do sócio diretor da TCX, abaixo deste perímetro, o Ibovespa pode retomar a faixa dos 65.000 pontos, o que inspira atenção ao movimento do mercado e aos patamares traçados para uma eventual mudança de estratégia.

Nenhum comentário: