sexta-feira, 4 de julho de 2008

QUAL O TAMANHO DA QUEDA?

Por Gustavo Lobo e Eduardo Lang, da Uniinvest

Essa é pergunta que repercute na cabeça de todos os investidores nos dias de hoje. Depois de vários anos de forte alta, o Ibovespa fecha o primeiro semestre de 2008 com uma leve valorização de 1,80%. Para quem está no mercado a partir de 2003 é uma situação atípica. 

A presente situação da economia mundial enseja preocupação. O mercado mundial sofre com a ameaça de inflação e os BCs deverão iniciar um processo de elevação nas taxas de juros. Assim, é natural que os mercados reflitam essa preocupação com uma baixa dos índices. Entretanto, condições desfavoráveis já foram vistas antes e o mercado se recuperou após essas quedas. Assim, se o mercado for retomar sua tendência de alta, a partir de qual nível isso pode acontecer? 

Para os fins desse ensaio,  buscamos comparar a presente queda da bolsa com as grandes correções sofridas pelo mercado brasileiro desde o início da forte alta de 2003. Vamos a elas: 

Em janeiro de 2004, o Ibovespa fez um topo em 24.500 pontos e em seguida iniciou sua correção, montando um fundo em 18.500 pontos, uma correção de cerca de 24,50%. 

Em março de 2005, o  Ibovespa montou um topo em 29.500 e corrigiu até o fundo de 23.600, mais uma vez uma correção na casa de 20%. 

Em maio de 2006, o topo foi feito em 42.000 pontos e o fundo formado em 32.000 pontos, mais uma vez uma correção de na casa de 23,80%. 

Em julho de 2007, o topo formado pelo mercado estava em 58.000 pontos e o fundo em 45.000, correspondendo a outra correção na casa de 22,50%. Ainda em 2007 e inicio de 2008, houve uma nova correção, desta vez com topo em 66.500 e fundo em 53.000, totalizando cerca de 20%. 

Assim, tomando por base o histórico do Ibovespa, podemos observar que nos últimos anos as maiores correções do mercado provocaram quedas em torno de 20%. Ora, o topo atingido em maio se deu na casa dos 73.700 pontos.  Se o padrão de correções em torno de 20% se mantiver, teremos um fundo em torno de 59000 pontos. 

Como podemos ver no gráfico abaixo, temos como suporte o topo de julho de 2007, que se formou na casa dos 58 000 pontos. 

Esse é um ponto importante, a partir do qual o mercado poderá reunir forças para tentar continuar sua alta ou tentar um repique para enfim reverter a longa tendência primária.

Um comentário:

André Fogaça disse...

Olá,

Somos os criadores do portal GuiaInvest e queremos lhe propor uma parceria totalmente gratuita. Acreditamos que com o apoio mútuo podemos chegar mais longe, e por isso estamos lhe enviando esta mensagem com uma proposta que pode ser muito interessante para ambos.

Talvez você ainda não nos conheça, pois este portal foi lançando a pouco tempo. O GuiaInvest é um portal totalmente gratuito com informações financeiras e de mercado de todas as ações negociadas na Bovespa, onde os dados são atualizados com os melhores recursos tecnológicos da atualidade.

A nossa proposta funciona da seguinte forma: o GuiaInvest divulga o seu site/blog na seção APOIO, que consta com uma lista de todas as blogs, sites e empresas que de alguma forma apóiam e divulgam o GuiaInvest. Assim, temos muito interesse que seu site/blog faça parte de nossa comunidade de apoiadores. Veja o exemplo e conheça todos que estão apoiando o GuiaInvest: http://www.guiainvest.com.br/Apoio

Assim, em contrapartida, solicitamos que seu site/blog empresa divulgue ou apóie o GuiaInvest de alguma forma. Oferecemos 3 formas totalmente gratuitas:

Widget:
http://www.guiainvest.com.br/Produtos/ParaWebsites/Widgets

Banner:
http://www.guiainvest.com.br/Produtos/ParaWebsites/Banners

Link:
Apenas colocar um link do GuiaInvest no site de sua empresa.

Assim que você começar a utilizar um dos recursos, solicitamos apenas que você nos informe por e-mail o nome do site/blog, que em seguida adicionaremos na lista de apoiadores do GuiaInvest.

Estamos a disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento.

Grande abraço e aguardamos seu retorno.

Atenciosamente,

André Fogaça
GuiaInvest - www.guiainvest.com.br
E-mail: contato@guiainvest.com.br