sexta-feira, 25 de abril de 2008

A Análise Técnica pode ser sua inimiga

Por: Gustavo Lobo
25/04/08

A análise técnica se traduz em uma poderosa ferramenta para se operar nos mercados. Porém o uso indiscriminado dos seus recursos, pode acarretar em baixa performance do trader, e na grande maioria das vezes, a culpa recai sobre o mercado. Por ser altamente capaz de nos fornecer o melhor momento para se efetuar uma compra ou venda, a análise técnica, ou simplesmente AT, fica ainda mais poderosa quando aliamos à uma análise fundamentalista, seja ela setorial, por empresa ou global.

No entanto, a confusão causada pelos vários indicadores, osciladores e demais recursos da AT, embasam a visão do trader, e nos leva a errar.

Operações no mercado financeiro exigem muita dedicação e estudo. Se faz necessário que o trader técnico, ao longo de sua vivencia como operador, crie um banco de dados estatístico de suas operações e ferramentes utilizadas, de modo que sua aprendizagem seja apoiada não somente nos gráficos, mas na sua experiência e feeling. Baseado em sua performance o trader técnico sabe qual o melhor caminho a seguir na hora de montar uma nova estratégia, ou seja, seus dados estatísticos do passado lhe dirão quais ferramentas dentro da AT lhe foram mais favoráveis. E com absoluta certeza, as estratégias mais simples, serão sempre as vencedoras. Por isso, é de grande importância manter o foco na simplicidade e objetividade.

Ao longo do tempo as operações lucrativas tem se mostrados aquelas em que de início entram no lado positivo. Para um operador, não há nada melhor do que acertar logo de cara, assim evitamos outro erro fatal que é o carregamento de operações com prejuízo. É importante não nos iludirmos com os gráficos, sempre achar que o preço voltará ao patamar que pagamos, e nossa análise em hipótese nenhuma pode estar errada.

Volto então ao segundo parágrafo, uma boa análise por meio de gráficos fica ainda mais embasada quando o ambiente da empresa, do setor, os números e a economia como um todo, ou seja, os fundamentos, dão suporte ao que verificamos através dos preços. Essa metodologia tem se mostrado vencedora e de certa forma blindada aos solavancos do mercado.

Gustavo Lobo é administrador pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós graduado em Estatística pelo Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuante no mercado financeiro desde 1999 é Colaborador e colunista do site econômico infomoney e ministra cursos no Opa Cursos

Nenhum comentário: